domingo, 2 de fevereiro de 2014

Saiba tudo sobre o EACRE 2014 - primeiro dia


O Encontro anual dos casais responsáveis de equipe, EACRE, começou com uma missa celebrada por Frei Paulo Sérgio, onde todos celebraram a Páscoa de Cristo.

No auditório, foi realizada a abertura oficial do evento com a acolhida dos equipistas pelo casal responsável da região Maria e Amâncio e com a apresentação dos casais responsáveis da região Pernambuco I, de cada setor e o casal apresentação deste ano, Ana Cláudia e Augusto.

Partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha  no nosso Eu “ (Dom Hélder Câmara), com estas palavras e com o vídeo da música “ eu não preciso ser reconhecido por ninguém” , o casal apresentação iniciou os momentos de palestras e reflexão.

Em seguida, Frei Paulo iniciou o conjunto de palestras com a apresentação do tema deste ano. “Dê o exemplo, façais as mesmas coisas. Ousar o evangelho é servir ao próximo, que possamos levar a Cristo para todos que precisam e no exemplo de servir, possamos ser exemplo em nosso dia a dia” , com estas palavras Frei Paulo mostrou a todos, a importância e a profundidade do tema que todos os equipistas da nossa região trabalharão este ano.

Apresentando as propostas de cada reunião, ele nos deixou um recado claro: “Para acolher e cuidar dos homens, é necessário deixar que o evangelho seja o alimento da vida, para que assim, possamos ser esse sinal de Deus na vida do outro (cônjuge)” e ainda finalizou “Devemos viver o nosso serviço, lavar os pés uns dos outros... Servir ao irmão na certeza que estamos servindo o próprio Cristo”.

Após bela e profunda palestra, os casais se reuniram em grupos de trabalhos para refletir sobre o tema e apresentar sugestões sobre o que foi discutido.

Em seguida, o casal responsável pela carta mensal, Zezinha e Jailson, representando o casal provincial, apresentou as orientações da super Região Brasil. Foram apresentados os objetivos e expectativas para as Equipes de Nossa Senhora  da nossa super região, tendo como focos: a Formação no seio das equipes; Pela vida cotidiana em casal; Pela vida e entre ajuda em equipe e Pelos encontros de formação.

Foi demonstrada assim a importância em seguir e praticar os preceitos definidos por Padre Caffarel: A Santificação dos casais, elaboração de uma espiritualidade do cristão casado, difusão da espiritualidade e o testemunho. “A Equipe,  não deve ser uma capelinha, mas uma fonte onde se vem beber a caridade de cristo para poder levá-la aos que estão em torno de nós” , ressaltou o casal.

Logo em seguida, o Casal responsável pela Região PE I, Maria e Amâncio, apresentou a vida de equipistas deles  e como todos podem ser engajados no movimento.

Continuando a programação, o casal Lúcia e Alcindo apresentou o livro “Colhendo os frutos do Amor”.  Testemunho da vida de casal equipista, o livro foi escrito a partir da experiência de casais equipistas e foi desenvolvido, inicialmente, para casais idosos, mas que, com o desenvolvimento, o conteúdo se transformou em referência para todos os casais.

Depois, o casal Zezinha e Jailson apresentou o livro “O Espírito e as grandes Linhas do Movimento” , que mostra a essência do movimento de forma mais simples e clara, para que possamos nos aprofundar no carisma do movimento.

Foi apresentada também a carta mensal em formato eletrônico, como pode ser feito o download pelo site, bem como, os passos para a publicação de textos nesta e como é realizada a seleção dos textos, as correções e de que forma estes textos são publicados.

Após, o casal Rita e Ronaldo falaram sobre a ligação no movimento das ENS. Primeiramente, explanaram sobre os fundamentos da ligação, a partir da inspiração de Padre Caffarel e, em seguida, apresentaram os objetivos e importância destes casais.

Partindo do princípio que cada equipista é um elo de ligação, sabemos que existem as ligações entre setores, mas, é através dos casais ligações que existem os elos principais de sustentação do movimento.

Inspirada pelo Padre Caffarel o casal da ligação tem como objeto principal favorecer a comunicação entre as equipes e se tornar um elo perene de integração das ENS. Também é função da ligação promover a unidade e a concretização da colegialidade.

Logo após, o casal, Márcia e Luiz Carlos, falou sobre o projeto: Teologia da Sexualidade. Este projeto visa orientar os casais das ENS na utilização da sexualidade, nos seus aspectos positivos, como dom de Deus e meio para a santidade. Os temas de sexualidade serão determinados por uma pesquisa realizada com os equipistas.  Ao final, o casal apresentou um pequeno questionário para contribuir para a realização do projeto.

Na sequência Padre Wesley, apresentou a Campanha da Fraternidade que neste ano de 2014, terá como tema: Fraternidade e o tráfico Humano, com o lema : “É para liberdade que Cristo nos libertou”. A campanha tem como objetivo Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Enquanto cristãos somos desafiados a nos comprometer com o processo de erradicação do tráfico humano em suas várias expressões. Diante de um crime que clama aos céus, como o tráfico humano, não se pode permanecer indiferente, sobretudo os discípulos-missionários.

Por isso, que esta Campanha da Fraternidade suscite, com as luzes do Espírito de Deus, muitas ações e parcerias que contribuam para a erradicação na nossa sociedade dessa chaga desumanizante, que impede pessoas de trilharem seus caminhos e crescerem como filhos e filhas de Deus. Afinal, foi para a liberdade que Cristo nos libertou.

Ao final do EACRE, o casal Vilma e Fred, falou sobre os Casais responsáveis de Equipe. Como o próprio nome já diz, estes casais são responsáveis por conduzir suas equipes, ao longo do ano, nas diretrizes do movimento. Por isso, eles têm três compromissos com suas equipes: o de suprir a equipe do alimento vital (Espiritualidade na Palavra de Deus); Cativar, a partir da criação e a manutenção dos laços  de amizade e por fim acompanhar e apoiar o processo de santidade do equipista.

Por fim, cabe ao CRE promover o desenvolvimento da espiritualidade conjugal dos equipistas, buscando-os “revestir do homem novo” (como disse São Paulo), a partir da conversão de cada um e Transformando a reunião mensal em uma pequena Eclesia.

O primeiro dia foi concluído com a realização a oração da tarde (vésperas) realizada pelo casal Dilma e Vanildo .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário