quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Campanha da Fraternidade 2015: Eu vim para servir.


A Campanha da Fraternidade (CF) de 2015 traz como tema “Fraternidade: Igreja e sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). A escolha desse tema teve como objetivo inserir a campanha nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II, com base nas reflexões propostas pela Constituição Dogmática Lumen Gentiume pela Constituição Pastoral Gaudium et Spes, que tratam da missão da Igreja no mundo. 
Podemos dizer que a eclesiologia e o esforço pela renovação da Igreja perpassam não apenas esses dois, mas todos os documentos do concílio, o qual foi eminentemente eclesiológico. A própria CF nasceu dos esforços de renovação suscitados pelo Vaticano II. Lembramos que as primeiras campanhas propuseram uma temática mais eclesial e depois houve uma série de campanhas de temática social, manifestando uma compreensão da Igreja como servidora da sociedade e da humanidade para a promoção da justiça do Reino de Deus. Na campanha de 2015, temos a oportunidade de englobar as duas dimensões: qual Igreja e qual sociedade queremos? Uma Igreja a serviço da sociedade que almejamos, a sociedade desejada pelo próprio Cristo: justa, fraterna, solidária, com vida digna e em abundância para todos. (Pe. Jakson Alencar, ssp, Fonte: http://vidapastoral.com.br/edicoes/janeiro-fevereiro-de-2015/).
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a campanha deverá ser vivenciada nos sete vicariatos territoriais durante o ano todo. O ponta-pé inicial será dado com o lançamento da CF 2015 com a celebração da Missa de Cinzas, na unidade do Movimento Pró-Criança, no bairro dos Coelhos, área central da Capital. O arcebispo, dom Fernando Saburido, sacerdotes, religiosos, seminaristas, leigos, representantes da sociedade civil e autoridades participarão da solenidade de abertura marcada para as 16h.
“O Movimento Pró-Criança é uma das ações da arquidiocese em parceria com a sociedade mais representativas do Estado. Escolhemos esta sede do movimento como símbolo desse trabalho constante da Igreja e, também, porque a entidade ainda precisa de ajuda para reformar o prédio, que foi destruído ano passado por um incêndio”, explica dom Saburido.
Além do Pró-Criança, que foi fundado em 1993 pelo arcebispo emérito dom José Cardoso Sobrinho, a CF 2015 será propícia para fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelas centenas de movimentos e pastorais das 117 paróquias que compõem a arquidiocese. Por outro lado, o período também deve estimular o nascimento de outras iniciativas, que tenham por objetivo o serviço aos mais necessitados, principalmente, onde o poder público ainda não chega.
Hino da Campanha da Fraternidade 2015
“Não é só assistência social, que também é muito importante, mantemos outros projetos regulares como o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, além de ações de cunho educativo e artístico em parceria com entidades da sociedade civil”, destaca o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Josenildo Tavares. Para o sacerdote a CF é um convite para todos que querem um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário