sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Noite de formação na Semana da Família


Durante a Semana da Família, que é realizada todos os anos de 9 a 15 de agosto, a Paróquia de Casa Forte (com suas diversas pastorais) e o movimento das Equipes de Nossa Senhora (Setor Recife A - Região Pernambuco I), promoveram nos dias 11, 12 e 14 agosto, importantes palestras de formação em apoio à família.

No dia 11, foi apresentado o tema: “Como nós católicos devemos abordar os temas polêmicos atuais, a partir do posicionamento da nossa igreja?”. Apresentada por Frei Paulo Sérgio, a palestra buscou apresentar de que forma nós católicos devemos tratar temas polêmicos da atualidade em nossa família e igreja, tais como: segunda união estável, casos de homossexualismo, drogas, etc.

Inicialmente, Frei Paulo Sérgio, apresentou o nosso papel como igreja e como devemos nos posicionar diante das determinações e orientações enviadas pelo Vaticano e pela nossa Arquidiocese. Em seguida, ele procurou esclarecer os temas polêmicos da nossa sociedade, a partir do que está sendo mais divulgado na mídia em geral e a partir das dúvidas dos participantes da palestra, buscando, sempre, apresentar como devemos proceder nestes casos, a partir das orientações da nossa Igreja.

No dia 12, foi abordado o tema: “Como está a minha Família?”. Apresentada por Virgínia Buarque Cabral, médica e Terapeuta de Família e casal (UFPE), que orientou os presentes sobre como são formadas as famílias nas diferentes fases da vida e como podemos melhorar as nossas relações, para desenvolver o nosso convívio familiar.

Virgínia nos apresentou a concepção de família a partir da noção dos círculos familiares e como ocorre a interação dos membros de uma família, mesmo que estes vivam em etapas diferentes. Foi interessante perceber e entender o funcionamento dos laços familiares e porque, muitas vezes, existem conflitos de gerações. Além disso, podemos compreender a importância das refeições em família, principalmente nos tempos atuais, onde os avanços tecnológicos (TV, internet, celular...) nos afastam do convívio participativo da família, e como podemos melhorar o nosso convívio familiar, através do simples ato de participar de uma deliciosa refeição em conjunto.

No dia 14, foi a vez do tema: “Igreja, mãe e mestra: vida e missão da igreja doméstica”. Apresentada pelo Diácono Aerton Carvalho, teólogo e cientista da religião, que buscou mostrar a importância da Igreja em nossas vidas (mãe e mestra) e como podemos desenvolver as ações evangelizadoras da nossa Igreja em nosso cotidiano.

Aerton mostrou de forma simples e muito interessante como a nossa igreja foi desenvolvida de forma a nos oferecer o desenvolvimento da nossa espiritualidade, a partir da comunhão e da fraternidade dos seus membros e do papel acolhedor de uma igreja misericordiosa, que tem fundamento principal no amor a Deus e ao próximo. 

Foram palestras de grande valor e que, certamente contribuíram para ajudar na formação das famílias que participaram dos eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário