sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Os Retiros das ENS do setor Recife A em 2015


Nos dias 06 e 07 de junho e 15 e 16 de agosto, foram realizados os Retiros das Equipes de Nossa Senhora do Setor Recife A, neste ano de 2015. Como ocorre todos os anos, mais do que a prática de mais um PCE (Ponto Concreto de Esforço) os retiros nos possibilitaram participar de momentos singulares que proporcionaram aos casais vivenciarem a espiritualidade conjugal, afastar-se um pouco das tribulações do mundo e buscar o caminho da santidade.

O tema do primeiro retiro foi “A face amorosa, compassiva e misericordiosa de Jesus!” e teve como pregador e orientador espiritual o padre José Moreira. Neste retiro, os casais participantes puderam meditar sobre a misericórdia de Deus a partir das escuta da parábola do filho pródigo. Além disso, os casais tiveram tempos privilegiados de deserto, necessários para uma experiência mais íntima com Deus.




No segundo retiro o tema foi “Revendo a espiritualidade conjugal” e teve como pregador e orientador espiritual o padre Luiz Vieira. Neste, os casais puderam “voltar a nascente”, retomando o carisma do movimento e buscando da unidade do casal, a partir do crescimento da espiritualidade conjugal. Como no primeiro, os casais também tiveram momentos especiais em desertos.

Além da meditação, em formações e desertos, os casais vivenciaram momentos profundos
 de espiritualidade e Fé. Nas missas, duas em cada retiro, os casais puderam celebrar e rememorar juntos a Páscoa de Cristo. Na adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração penitencial, foi possível ter um momento de encontro pessoal com Jesus, para falarmos com Ele, e também para o escutarmos e tomarmos conhecimento da vontade de Deus acerca de nós.

Além disso, os casais participaram de um momento muito especial com o Terço que, de uma forma profunda e emocionante, possibilitou-nos rezar não para Maria, mas, com Maria, onde todos pediram pelas súplicas de cada casal (escritas em uma flor – conta do terço), exercitando a solidariedade espiritual e nos colocando em comunhão com toda a Igreja na oração e no amor ao próximo.

Portanto, os retiros deste ano nos possibilitaram vivências importantes e profundas, nos permitindo praticar, no Retiro em casal, o que nos propõe o movimento das ENS: “Rezar, viver um retiro em casal, é aceitar ser encontrado por Deus que se oferece a nós. É aprender a encontrar o outro, em um amor que nada retém para si mesmo” (Livro Retiro das Equipes de Nossa Senhora).

Parabenizamos, assim, os pregadores e casais que participaram e organizaram os retiros , oferecendo-nos momentos tão belos e sublimes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário