Primeiro dia - EACRE 2015


<< VOLTAR                                                                                                                         Segundo Dia >>


Sábado 07/02

Logo no início do dia, com o tema "Como é bom ter família", Maria e Amâncio, apresentaram um belo testemunho de vida de casal, vida de família e de vida cristã. 

Pudemos ouvir as histórias engraçadas deste lindo casal, mas, também, um emocionante depoimento de fé e superação com o acidente grave que ocorreu com filha mais nova, que mesmo diante da gravidade do problema, superou todos os desafios com muita Fé e perseverança

Em seguida, Frei Paulo Sérgio apresentou o Tema de Estudo 2015 : "Discernir os sinais dos tempos" com o lema: “Estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança” (1Pd 3, 15). 

Ele nos mostrou que Jesus é o verdadeiro sinal e que nós também somos sinais uns para outros para mostrar Jesus. Que, através do livro tema, poderemos conhecer cincos elementos que nos ajudarão a refletir o tema do ano: a Palavra de Deus, os temas das reuniões, os textos da nossa igreja (sobre o tema) para reflexão, o desenvolvimento da reunião (co-participação, partilha, oração) e por fim  as pistas para os PCEs.

Além disso, nos apresentou, um pouco, de como serão os nossos encontros:

Encontro 1 - Relembraremos Abraão (que Ouve, espera e confia em Deus), para que possamos confiar em Deus para olhar para o mundo.

Encontro 2 -  Olhar para o mundo em sinal de mudança. Aprenderemos nas cartas de São Paulo a ter impulso na Fé, para entendermos o mundo em que vivemos

Encontro 3 -  Construir a civilização do Amor. Olhar que Deus nos fez homem e mulher, onde vivenciaremos a experiência da construção do amor, através do Deus que nos criou com uma ação bondosa, para sermos colaboradores no ato deste Deus Criador.

Encontro 4 -  Vamos meditar a respeito à pessoa humana. Veremos , à luz do evangelho, que devemos ter coragem e confiar no Senhor e colocar diante dele aquilo que queremos: "ver de novo" !

Encontro 5 -  Refletiremos sobre o amor a Deus e ao próximo, a renúncia ao amor. Através do evangelho de Lucas (Lc 18), vamos perceber que as maiores riquezas são os valores e o maior valor é o Amor.

Encontro 6 -  Termos como ponto de reflexão sobre "Estar presente para outro, para servir". Qual o sinal que somos para que nossa equipe cresça? A luz do evangelho, vamos refletir sobre o nosso papel de servir ao próximo.  

Encontro 7 -  Ser discípulo de Jesus, no mundo de hoje. Refletiremos sobre prudência e humildade. Veremos que devemos viver com coragem e com a certeza que Jesus nos acompanha, nos levando a seguir em frente e, com a força do Espírito Santo, a sermos verdadeiros discípulos de Jesus.

Encontro 8 - Universalidade da mensagem de Cristo. Refletiremos o quão é importante entender como Jesus e seus ensinamentos são para todos e como devemos seguir em missão para divulgar a Palavra de Deus até "os confins da terra".

Encontro 9 - Reunião de balanço da Equipe. Refletiremos sobre a vida de equipe com escuta e diálogo, com a preocupação de levar aos nossos amigos equipistas o Jesus , caminho, verdade e vida, valorizando sempre o outro que está do nosso lado.

Por fim, pediu que o Espírito Santo nos guie, para que possamos seguir este ano como casais comprometidos  com o movimento e com a vida cristã. 

À tarde, após o almoço, os casais se reuniram em grupos (conforme orientação da região) para discutir sobre o tema do ano. 

Como oportunidade para “OUSAR O EVANGELHO”, a partir de uma vida espiritual em casal, os grupos puderam conversar sobre "DISCERNIR OS SINAIS DOS TEMPOS" com  a busca para a resposta das seguintes perguntas:

1ª. Pergunta:
Qual a importância de saber ler e DISCERNIR OS SINAIS DOS TEMPOS no mundo de hoje? Qual a diferença que existe nessa leitura e discernimento entre nós cristãos e as demais pessoas da sociedade?    

2ª. Pergunta:
Na leitura dos sinais dos tempos é possível estarmos atentos às opiniões e convicções expressas pelos outros sem renunciar a testemunhar a mensagem do Cristo?

Na volta ao auditório, o casal responsável da Província, Conceição e Macedo, nos apresentaram as orientações do movimento para o estudo do tema 2015, que nos estimula a promover as seguintes linhas de ação:

Primeira ação: Viver uma fé madura. O primeiro passo é voltar à fonte. Ouvir a Jesus. Para tanto, vamos vivenciar com mais intensidade a Escuta da palavra e a Meditação.

Segunda açãoAbrir a espiritualidade conjugal à sua própria missão. É nossa missão evangelizar à luz da própria espiritualidade. Assim, o matrimônio é uma graça e nossa missão.

Como medida concreta e apoio no estudo do tema deste ano, devemos incentivar a leitura das obras de Padre Caffarel.

Terceira açãoIncentivar a unidade na diversidade e na diferença. Buscar a unidade do movimento, promovendo a unidade da equipe. Para isso, precisamos seguir as orientações do movimento e vivenciar a vida de casal cristão, através das ações do movimento.

Como medida concreta o movimento promove ações de unidade do movimento como os Encontro de Equipes novas, os livros Formação permanente e "Crescer no Amor".


Logo após, o casal Luiz Carlos e Márcia apresentou o tema: Casal Responsável de Equipe

Inicialmente, o casal nos mostrou que devemos participar de Equipes ENS Fortes. Assim, para ser uma equipe forte a nossa ENS deve ter as seguintes características:
- Portadora do Carisma das ENS;
- Animada pela místicas das ENS;
- Casamento entre Matrimônio e Ordem;
- Comunidade de Fé (Pequena Igreja)

Neste sentido, o CRE (Casal responsável de Equipe) tem papel fundamental para que a equipe atinja estas características. O CRE deve motivar a animação e a missão dos equipistas, principalmente nos pontos imutáveis da reunião de equipe, que são:
- Momento de oração;
- Escuta da palavra;
- Partilha;
- Co-participação;
- Refeição;

Por isso, cabe também ao CRE estruturar e estimular a PARTILHA e promover nos equipistas a prática das 03 (três) atitudes:
- Cultivar a assiduidade em nos abrirmos a vontade e ao amor de Deus
- Desenvolver a capacidade para a Verdade;
- Aumentar a capacidade de encontro e comunhão.

Além disso, buscar realizar reuniões preparatórias dinâmicas e envolventes, para estimular a participação de todos, bem como, motivar a criação da "Folha de respostas",  escritas de forma clara e dinâmica e em tempo, para serem utilizadas na reunião mensal.

Portanto o CRE tem como missão, fazer que sua Equipe de base: Seja Igreja doméstica e possa Interagir com o movimento. E deve fazer com que a sua equipe não fique restrita ao âmbito do movimento apenas, mas, transborde em solidariedade no mundo.

Para atingir a Eficácia na missão, deve o CRE:
- Cativar os equipistas;
- Ter paciência;
- Animar  (Planejamento, organização, criatividade e entusiasmo);

Uma dica, seria fazer a Reunião de Planejamento, onde devemos
1. Definir Calendário;
2. Checar Quadrante da Equipe;
3. Planilha de distribuição dos pratos para a refeição;
4. Combinar informais (principalmente, aniversários);
5. Comemoração dos aniversários
6. Dinâmica da escuta da Palavra da Reunião formal;
7. Gesto concreto.

Por fim, concluíram mostrando que o CRE deve Resgatar a alegria do serviço e, se neste caminho encontrar dificuldades para atingir a Missão, deve buscar apoio em todos que nos cercam: o cônjuge, movimento, CL, SCE/AET, Igreja, Nossa Senhora, Jesus e Deus.

Continuando as apresentações do dia o casal animação do Encontro, Lucinha e Marcos, mostrou um pouco da vida, ideais e pensamentos do Padre Caffarel.

Em seguida, o casal Ronaldo e Rita apresentou as informações do III Encontro Nacional das ENS em Aparecida.

E o casal Joana e Manoel, nos falaram sobre a Escuta da Palavra e a Meditação. Colocaram-nos a importância de "escutar", em vez de apenas "ouvir". Quando fazemos a leitura nós praticamos a Escuta da Palavra e na meditação nós vamos interiorizar o que Deus está falando pra nós.

Devemos assim, ter prioridade na escuta da palavra e não devemos deixar a acomodação tomar a conta das nossas vidas. A experiência da escuta nos dá sustento para enfrentar as adversidades da vida. Trazer a palavra para o coração, para agir com amor.

Eles nos mostraram que Deus nos escolheu para sermos verdadeiros discípulos. Levar Deus é levar amor, no sorriso, na conversa, no auxilio ao irmão de todas maneiras.

Portanto, devemos aproveitar os momentos para orar pelas famílias de forma em geral e praticar cada vez mais a Escuta da Palavra e a Meditação, pois, enquanto seguirmos a palavra de Deus, seremos, sempre, pessoas melhores.

Ao final, a Irmã Ana Maria, apresentou a Campanha da Fraternidade de 2015, que tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e como lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

Ela nos lembrou que a Campanha da Fraternidade é um Instrumento para nos ajudar no tempo da Quaresma, que é o tempo de conversão e mudança e prática dos exercícios quaresmais (Oração, Jejum e Esmola);

Com isso, no tema deste ano, a Igreja é chamada a tornar presente na sociedade o fermento do Reino de Deus (Papa Francisco). Somos assim, chamados a seguir em Missão com caridade, buscando o Anúncio e amor fraterno na vida comunitária e compromisso com o outro.

Objetivos da Campanha da Fraternidade:
- Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade;
- Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina como elementos humanizantes;


Veja AQUI as fotos do EACRE 2015

<< VOLTAR                                                                                                                         Segundo Dia >>


Nenhum comentário:

Postar um comentário