sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Participe da Caminhada Sim à Vida !


Do litoral ao sertão, em defesa da vida e pela paz. É com essa perspectiva que será realizada neste domingo, 18, a Caminhada Sim à Vida. O evento reunirá na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, milhares de fiéis das 118 paróquias que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife e das dez dioceses do Estado de Pernambuco.
A concentração será em frente ao Castelinho com saída às 9h. A abertura será feita pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, e pelo bispo auxiliar, dom Antonio Tourinho. A atividade marcará o encerramento da Semana Nacional da Vida e esse ano também aderiu à proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que declarou 2015 como o Ano da Paz.
Os quatro trios elétricos serão comandados pelo frei Rosivaldo Torres, padre Damião Silva e pelas bandas Tribos de Jacó e São Francisco. Também animarão e motivarão os participantes ao longo dos 2 km de percurso Cristina Amaral, Dudu do Acordeon e o DJ católico Roney. Lenços brancos e canções darão o tom profético e missionário desta nona edição da caminhada.
“A caminhada Sim à Vida é uma oportunidade para destacar a sacralidade do dom maior que Deus nos concedeu. Igreja e Estado devem lutar para que ela seja respeitada em qualquer circunstância. Ao longo do ano, a Pastoral Familiar tem realizado trabalho de formação com os jovens da nossa arquidiocese. Encontros sobre bioética são promovidos com frequência nas paróquias para que todos tenham plena consciência do valor da vida”, afirma dom Saburido.
Com faixas, cartazes e camisas, o público manifestará o desejo de uma vida na qual os seus direitos sejam respeitados. Será um grito pelo fim da violência e por políticas públicas que garantam dignidade de todos. “Temos que denunciar. Nós não podemos nos calar diante de tantos fatores que vêm afrontando o dom da vida”, frisa o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Vida e a Família, frei Dennys Pimentel.
3705140_x240
Uma carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Apóstolos acompanhará a caminhada. Ela será acolhida e permanecerá na arquidiocese até o dia 25 de outubro quando serão celebrados os 100 anos de fundação da Congregação das Irmãs Paulinas. Com a chegada ao 2º Jardim de Boa Viagem, dom Fernando apresentará a imagem e concederá a bênção encerrando a marcha.
Abortos – Uma análise sobre a magnitude do aborto no Brasil, divulgada pelo Ministério da Saúde em 2009, estimou que mais de 1 milhão de abortos foram induzidos em 2005. A fonte de dados para esse cálculo foram as internações por abortamento registradas no Serviço de Informações hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos casos ocorreu no Nordeste e Sudeste do país, com uma estimativa de taxa anual de aborto induzido de 2,07 por 100 mulheres entre 15 e 49 anos.
Violência – A caminhada Sim à Vida traz para as ruas a temática “Somos da paz” e pede o fim da violência a partir de ações preventivas ?com o? envolvimento das famílias, igrejas, escolas, governos e os mais variados segmentos da sociedade.
Segundo dados do Mapa da Violência, mais de 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2012. Os jovens são os principais afetados neste contexto, somando mais de 27 mil vítimas naquele ano.
Foram divulgados resultados preliminares de um levantamento sobre a evolução da violência letal que vitima adolescentes de 16 e 17 anos. Em Pernambuco foram registradas 187 mortes em 2013. O Estado é o 4º do Nordeste com maior incidência de mortes violentas nessa faixa etária.
VAMOS TODOS PARTICIPAR COM A CAMISA SIM À VIDA !
Como e onde comprar  – As novas camisas da caminhada estão sendo vendidas. Custam R$ 20. Os pontos de venda são as paróquias (com os membros da Pastoral Familiar e ECC), e as livrarias Paulinas e Flor do Carmelo.
* PARÓQUIAS
com os membros da Pastoral Familiar e ECC
* PAULINAS LIVRARIA
Rua Frei Caneca, 59 – Santo Antônio – Recife
Fone: 3224-5812
* FLOR DO CARMELO
Avenida Dantas Barreto, s/n (Convento Nossa Senhora do Carmo) – Santo Antônio – Recife

fonte : PASCOM AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário