quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ajudando a descobrir a vocação

Redescobrindo as EJNS - Equipes Jovens de Nossa Senhora


A vocação é um chamado especial de Deus para cada pessoa, e a nossa escolha é a resposta a esse chamado. Assim, devemos nos preparar para essa escolha com vontade e alegria e mergulhar nas diversas possibilidades com muito amor, buscando conhecer e conviver com os vocacionados ao sacerdócio, ao matrimônio, bem como com os consagrados e leigos.

As Equipes Jovens de Nossa Senhora (EJNS) são um movimento que nasceu há 40 anos em Paris, estando hoje em quatorze países, e têm como missão “auxiliar seus membros a viverem a dupla dimensão da vida cristã: seguir os ensinamentos de Jesus e ser enviados por Ele em missão na sociedade, buscando a santidade em comunhão com a Igreja”, e o carisma de “guiar seus membros na busca, descoberta e aprofundamento dos valores revelados por Jesus Cristo nos Evangelhos, através de oração, partilha e estudo, dentro de uma comunidade eclesial: a Equipe “ (cf. Estatuto das EJNS).

Cada equipe, como verdadeira comunidade eclesial, é formada por um grupo de até 12 jovens, um Conselheiro Espiritual e um Casal Acompanhador, que juntos se ajudam no crescimento e aprofundamento da fé cristã, tendo o “Sim” de Maria como um modelo de abertura e disponibilidade à manifestação do Espírito Santo, e obedientes ao ensinamento de São Paulo: “Carregai os fardos uns dos outros e desta maneira cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6,2).

Como integrante das EJNS, em encontros mensais, o jovem tem a oportunidade de conviver e ver bem de perto os reais testemunhos para discernir na escolha da sua vocação,  passando de uma fé iniciante para uma mais madura, forte e profunda, visando descobrir e desenvolver seus dons e vocação.

 Várias oportunidades são oferecidas aos jovens para os ajudarem na sua formação. Neste mês, tivemos o Retiro anual que aconteceu no Centro de Formação Damas, em Vitória de Santo Antão. Foi um final de semana de aprofundamento na fé, de muitas reflexões e partilhas de vida para todos que participaram.

Aproveitamos essa oportunidade para convidar todos os jovens conhecidos dos equipistas das ENS (filhos, sobrinhos, amigos, etc) a participar desse lindo movimento, e “mergulhar de cabeça” no Caminho, Verdade e Vida, com obediência e coerência entre fé e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário