quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Missionários do Sacramento do Matrimônio



Pouco tem se falado do casamento enquanto sacramento. Isso mesmo! O Sacramento do Matrimônio!

Que consciência temos do valor sacramental do casamento?

Sacramento instituído por Cristo, sinal da aliança de Deus com a humanidade, imagem do “casamento” de Cristo com sua Igreja, lugar da comunhão, da felicidade e da salvação. Isso deve ser o casamento, assim deve viver o casal cristão e assim devemos formar nossos jovens que se preparam para tal sacramento, para que vivam a dignidade dessa benção com amor sempre verdadeiro e fundado no amor de Cristo.

O diferencial está justamente nisso: “casamento cristão”, onde a fé e a confiança em Deus são fundamentais para viver a unidade, a indissolubilidade e a fecundidade, efeitos dessa união.
O casal cristão é chamado a testemunhar no mundo os valores do Evangelho, ser sinal do amor de Cristo na vida das pessoas, sobretudo de casais que ainda não se conscientizaram da importância do sacramento.

O trabalho de evangelização das famílias deve transmitir às pessoas a importância da vivência do amor-doação, a felicidade e a graça de Deus manifestada na vida da família. É compromisso de cada casal cristão colaborar com a edificação da igreja doméstica no amor verdadeiro.

'A vida conjugal em Cristo, o diálogo, a oração em casal, são espaços do testemunho do casamento cristão no mundo atual'

A vida conjugal em Cristo, o diálogo, a oração em casal, são espaços do testemunho do casamento cristão no mundo atual, marcado por valores que contrariam os projetos de Deus para seus filhos e filhas. O testemunho será serviço aos outros, a perseverança no amor, na Igreja, pouco a pouco irá contagiar tantos casais, jovens e adultos, para que encontrem no sacramento do matrimônio a fonte da vida e da salvação.

Cada casal cristão deve ir ao encontro das diversas realidades com o Evangelho nas mãos e no coração, comunicá-lo aos amigos, ajudar os casais em crise, formar os jovens para o sacramento do matrimônio, propor o ideal cristão de vida para cada família. Testemunhar que o casamento está a serviço do amor, da felicidade e da santidade. Viver o matrimônio como caminho de santidade. A missão não é só da Pastoral Familiar, mas de todos os casais cristãos. Sejam casais missionários para outros casais e para a sociedade!

O testemunho será sempre a maior referência, o modo de ser casal, ser marido, esposa, ser pai, ser mãe, ser família, ser fiel à Igreja, vencendo as ondas do egoísmo, do hedonismo, do materialismo, do consumismo, de relativismo, que devastam nosso mundo. O casal cristão deve edificar a “casa sobre a rocha”, para vencer essa onda de tempestades.

“O futuro da humanidade passa pela família! É, pois, indispensável e urgente que cada homem de boa vontade se empenhe em salvar e promover os valores e as exigências da família. Compete ainda aos cristãos a tarefa de anunciar com alegria e convicção a boa nova acerca da família, que tem necessidade absoluta de ouvir e de compreender sempre mais profundamente as palavras autênticas que lhe revelam a sua identidade, os seus recursos interiores, a importância da sua missão na cidade dos homens e na de Deus.” (João Paulo II)

O casal cristão participa da missão apostólica da Igreja no seu próprio lar, na comunidade eclesial e no mundo. Sejam missionários do sacramento do Matrimônio, missionários da família.

Pe. André Gustavo de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário