O que fazer para manter a união familiar mesmo em meio à vida ocupada

Bigstock 

  O primeiro ambiente de aprendizado das crianças e a convivência familiar pode gerar muitos benefícios para elas. Por isso, mesmo com uma vida corrida, é importante valorizar momentos comuns em família como ler um livro para os filhos antes de dormir, assistir a filmes juntos ou simplesmente conversar com eles sobre qualquer assunto. Quando a família se reúne todos os dias inevitavelmente os laços de afeto se fortalecem.
 
Alguns valores serão construídos exatamente durante conversas ao redor de uma mesa de jantar, nas brincadeiras entre irmãos e até mesmo no trabalho em equipe para organizar um belo café da manhã antes de todos saírem de casa. No entanto, essas e outras atitudes são frequentemente deixadas de lado em meio à vida ocupada.
Mas como é possível fazer tudo isso na correria do dia-a-dia? Para a psicóloga Juliana Pimenta, primeiramente é necessário perceber o que os tem ocupado tanto. “Depois, o próximo passo é ver o quanto esse convívio familiar tem sido prioridade na vida de cada um”. Por fim, Juliana sugere que todos encontrem momentos em comum e pensem em atividades que possam ser feitas juntos.

Falta de amor na família afeta o cérebro das crianças, revela estudo

Desenvolver esses momentos é essencial para o crescimento em família. “Isso é importante para que, mesmo com o passar dos anos, todos permaneçam unidos e o vínculo possa se fortalecer, proporcionando um ambiente em que a família deseja estar, viver, se desenvolver e crescer em conjunto”, observa a psicóloga. Caso estas coisas tenham sido deixadas de lado, é papel dos pais encontrar oportunidades de convivência para que o ambiente familiar não seja prejudicado.
Neste processo, é importante levar em consideração aquilo que agrada o outro e, com isso, criar uma programação que satisfaça toda a família. “Proporcione momentos que sejam do gosto de todos, um dia de um, outro dia de outro e assim por diante. Programas de diversão e comunhão desenvolvem o sentimento de família”, afirma Juliana.


***
Recomendamos também:
Crianças que crescem em ambiente de afeto desenvolvem melhor a espontaneidade
Como brincadeiras em família podem fortalecer vínculos
Ler em voz alta para os bebês faz bem para a sua inteligência, diz estudo
***
Compartilhe no Google Plus

About Marcio Bourbon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário