domingo, 22 de novembro de 2020

RECOLHIMENTO ESPIRITUAL – RETIRO 2020


No período de 20 a 22 de novembro de 2020, o Setor Recife A, das Equipes de Nossa Senhora, preparou com muita dedicação e carinho, o RECOLHIMENTO ESPIRITUAL, uma adaptação do RETIRO ANUAL, para o tempo que estamos vivenciando de distanciamento social.

Mas o que é o RETIRO nas ENS?

As Equipes de Nossa Senhora oferecem o Retiro Espiritual, não simplesmente como um Ponto Concreto de Esforço a ser cumprido, mas como um tempo privilegiado de deserto, um tempo para que tenhamos uma forte experiência de DEUS, e uma oportunidade de avançarmos em nosso caminho de santificação. Um tempo “de jejum de palavras para ser fartura de escuta da voz de Deus, que fala no silêncio”. (Frei Avelino - Documento: O RETIRO NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA) .

No RECOLHIMENTO ESPIRITUAL, o termo “DESERTO”, utilizado no RETIRO tradicional, devido o retirar-se de suas casas para um encontro com Deus em um lugar fora do aconchego do Lar; foi substituído por “OÁSIS”, em razão de cada família encontrar-se isolada, cada qual na sua casa (retiro), mas no aconchego do Lar. Reunida em silêncio, recolhimento, mas, com a chama acesa: tem calor, tem alimento, tem vida lá dentro, pulsando. Isolada, mas viva. Unidos em orações.

A programação teve início na sexta, 20/11, com o envio de uma mensagem em áudio do orientador, Diácono Maurício, Acompanhante Espiritual de Equipes do Setor A, convidando cada casal para se unir em oração em suas casas, intercedendo pelo RECOLHIMENTO ESPIRITUAL no dia seguinte.

No sábado, 21/11, a partir das 14h, a Equipe do Setor A se reuniu no Centro Pastoral da Paróquia da Torre, em Recife, para a transmissão da programação, conforme segue, pelo YouTube da Região PE I.


Deixemos que os registros fotográficos nos mostrem alguns momentos do nosso RECOLHIMENTO ESPIRITUAL:
















Mensagem do CRS, Clara e Tercílio:

Queridos amigos Equipistas. Paz e bem!

Temos apenas a agradecer pelo Recolhimento Espiritual realizado neste fim de semana.

Agradecer primeiramente a Deus, que nos permitiu e deu condições de viver toda a graça, o privilégio e a benção das reflexões e orações neste período, e nos concedeu (não por mérito nosso, mas por misericórdia Dele com estes servos inúteis) ser instrumentos do Espírito Santo para que Sua Palavra chegasse aos casais.

Agradecer ao nosso Acompanhante Espiritual... desculpe... CONSELHEIRO Espiritual,  querido irmão Diácono Maurício, pela sabedoria e espiritualidade compartilhadas com toda humildade e doação a todos que simplesmente se dispuseram a ouvir. Bastava querer ouvir... Neste sábado  estivemos bem perto de um conselheiro de equipe emanando santidade, sem dúvida.

Agradecemos aos nossos companheiros de caminhada na equipe de Setor, presentes ou em oração, casais que hoje também tiveram (por que não?) seu perfume de santidade exalado através de muitas muitas muitas ações, doações, sacrifícios, compreensão, criatividade e paciência, para que os equipamentos, as mentes e os espíritos estivessem em consonância com a vontade do Espírito Santo e tudo fluísse da melhor maneira possível, conforme Deus permitiu.

Agradecer ao Paulo (e Gabriela), nosso violeiro que com tanto carinho se doou para animar e abrilhantar o "retiro". Os corações de todos duplicaram as orações ao som das cordas tangidas, suavizando e alegrando o recolhimento espiritual, dom de Deus.

Agradecer a Paróquia de Nsa. Sra. do Rosário e Santa Luzia, da Torre, que no sábado nos acolheu, nos abraçou, nos perdoou, nos compreendeu, nos acalmou, nos ensinou, nos educou, nos formou, nos amou através da disponibilidade e gratuidade para o serviço cristão.

Agradecer as Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), frutos que hoje pediram às suas árvores para que se preocupem mais em florescer e frutificar, do que só crescer e fazer sombra. Recado simples, mas decisivo.

Agradecer, enfim, a todos que puderam, que quiseram, que não puderam e aos que poderão (Youtube) acompanhar o Recolhimento Espiritual deste sábado, principalmente aqueles para os quais pelo menos alguns momentos transmitidos os aproximaram mais do caminho da santidade conjugal, graças a Deus!

Tudo para a glória de Jesus Cristo.

Muito obrigado pela paciência e carinho de todos!

Grato e fraterno abraço!

Clara e Tercilio

CRS Recife A”

O encerramento e envio do RECOLHIMENTO ESPIRITUAL ocorreu no domingo, 22/11, com a Missa Mensal, às 11h, na Igreja Madre de Deus, Cais da Alfândega, Recife, celebrada pelo  Frei Rinaldo e, com a participação dos equipistas, presencial e virtual.



Para quem não pôde acompanhar ao vivo a transmissão do RECOLHIMENTO ESPIRITUAL, ou queira curtir novamente,  segue o LINK da gravação:

https://www.youtube.com/watch?v=_8rUB8mhnhw&feature=youtu.be

Também a celebração:

https://www.youtube.com/watch?v=IEZy8SKdFkQ


O PODEROSO FAZ EM NÓS MARAVILHAS E SANTO É O SEU NOME!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário