terça-feira, 1 de outubro de 2019

13 verdades sobre o casamento que ninguém conta



Não é incomum ouvir algum casal mais experiente contando que, no início do casamento, pensavam que tudo seria um “mar de rosas” e que muitas coisas que imaginavam em relação à convivência e à rotina de um casamento não correspondiam à realidade. Idealizar um relacionamento é uma tendência muito natural de qualquer ser humano, mas ninguém se livra de algumas verdades que, quando são apresentadas, fazem com que marido e esposa comecem a acreditar que há algo errado entre eles. E se ambos não estiverem preparados, isso pode atrapalhar a relação.
Por isso, é importante saber com antecedência tudo o que pode acontecer e – mais importante ainda – que isso é perfeitamente normal. Sem essa preparação, corremos o risco de pensar que essas coisas só acontecem conosco e transformamos em um grande problema uma realidade que, simplesmente, era para ser aceita, sem deixar, é claro, de agir para melhorar ou resolver o que está em nosso alcance.
Confira a seguir algumas verdades que ninguém conta sobre a vida de um casal. Elas irão te ajudar a entender o que é normal e até necessário para um relacionamento durar:



1. Amor e convivência se aprendem
Ninguém nasce sabendo. É preciso aprender, em primeiro lugar, a pensar em fazer o outro feliz em vez de ficar analisando o que ele faz por você. Se comunicar sem ferir o outro, dialogar – e até discutir – de forma saudável, saber negociar, se doar, gerir e expressar as emoções de forma construtiva, tudo isso é extremamente importante, mas não se aprende de uma hora para outra.

2. A paixão não dura para sempre
Não confunda o amor verdadeiro com a paixão temporária inicial. Estar apaixonado é uma fase da relação e não dura para sempre. Esses “incêndios” podem durar entre dois e quatro anos. As pessoas que apenas querem viver esse tipo de relacionamento apaixonado são forçadas a mudar constantemente de parceiros, experimentando a dor e a solidão em cada ruptura até que um novo parceiro reapareça.

3. O amor cresce com tempo e esforço
Aprenda a construir e a manter um amor. A maioria de nós compartilha a equivocada ideia de que, se as coisas correrem bem, é porque estamos apaixonados, mas se temos dificuldades, significa que não estamos. Outro equívoco é que o amor é mensurável e você sempre tem que ter a medida máxima para que ele dure. A realidade é que o verdadeiro amor cresce com tempo e esforço. Seu relacionamento é como um jardim que precisa de atenção e cuidado e, se você fertilizá-lo, regá-lo e arrancar as ervas daninhas, ele vai florescer ao longo da vida. Quando você parar de cultivar seu relacionamento, ele começará a murchar.

4. Não espere que seu parceiro atenda a todas as suas necessidades
A única pessoa que pode fazer você feliz e encher a sua vida é você mesmo. Não finja que o outro faz isso por você. Somente se você for capaz de atender às suas próprias necessidades e viver uma vida plena, você será capaz de fazer a outra pessoa feliz.

5. Não é a todo momento que você vai se sentir atraído pela pessoa que está ao seu lado
Embora a falta de atração no casamento possa aparecer em um momento ou outro, não significa que tudo acabou. A mídia constantemente nos bombardeia com mitos e falácias sobre o que é amor, e a maioria das pessoas não têm outra fonte de informação. Uma das falácias mais comuns que nos dão é que, se você não se sente tremendamente atraído pelo seu parceiro, significa que você está com a pessoa errada. Viver juntos nos faz ver o nosso parceiro em muitas situações diferentes.

6. Os períodos de descontentamento são parte do verdadeiro amor
Um outro mito muito comum é pensar: “Nos conhecemos, nos apaixonamos e por isso vamos viver felizes para sempre”. Esse ideal esconde de nós uma parte essencial: o descontentamento. Casar-se com outra pessoa não implica passar a gostar absolutamente das mesmas coisas, ter as mesmas opiniões ou as mesmas vontades. Marido e esposa continuam sendo pessoas únicas e com suas próprias características e, como ninguém gosta de ser contrariado, períodos de descontentamento com o outro ou com alguma decisão são completamente normais. Mas lembre-se que isso nos torna pessoas menos egoístas, além de provar que o amor é verdadeiro, afinal inclui sacrifícios.

7. Tenha em mente que você vai passar por uma crise
As crises virão, mas elas podem ajudar a fortalecer a união entre vocês. É importante saber disso e estar preparado, pois assim você não levanta a guarda quando a crise chegar. Faz parte da vida. Simples assim. Não pense que tudo acabou, é hora de provar o amor de outras formas e também de aprender coisas novas.

8. Não espere sentir. Primeiro vem o comportamento e, em seguida, a emoção
Não espere sentir afeto ou desejo para expressar seu amor por seu parceiro. Comece a praticar ambos, e seu amor e saudade pelo outro se multiplicarão. Há momentos em que o estresse do trabalho e da vida cotidiana, o cuidado com as crianças ou qualquer tipo de sofrimento emocional podem fazer com que os sentimentos entre vocês pareçam adormecidos. Mas não deixe que eles morram, procure tempo para estar junto da pessoa que você ama e maneiras de reviver bons momentos.
 
9. O sexo é um ato sagrado de dar e receber
A falta de educação sexual adequada e emocional é outra falta do nosso currículo. Aprendemos com a mídia e, agora, cada vez mais, com a pornografia, que o sexo é algo usado para a autossatisfação, a aprovação ou a segurança. Sexualidade saudável não é nada disso. O sexo é uma expressão de amor, um ato de conexão, onde é praticada a arte e a habilidade de dar e receber.

10. O casamento é projetado para ajudá-lo a crescer
O casamento não é o “felizes para sempre”, o lugar de descanso ou de felicidade eterna. O casamento é uma das maneiras mais desafiadoras e gratificantes que pode nos ajudar a cumprir nossa missão como seres humanos. É a oportunidade diária para desenvolver a melhor versão de nós mesmos, o amor, a generosidade, senso de humor, inteligência emocional, compaixão, perdão e muitas outras virtudes com as quais nascemos. E tudo isso o casal aprende junto. É a maneira mais bonita de se viver.
 
11. Os exemplos que tivemos influenciam nossa maneira de nos relacionar com o outro
Se você teve a sorte de crescer em um casamento saudável, é muito mais provável que naturalmente tenha aprendido os princípios e as ações necessárias para um casamento bem sucedido. Mas, se você testemunhou um casamento marcado pela crítica, disputas, raiva, ressentimento ou maus tratos físicos e verbais, você terá que lutar para deixar para trás esse modelo. Não é uma tarefa fácil, mas apenas porque exige mais esforço não significa que você esteja com a pessoa errada.

12. A vida com crianças pequenas é muito cansativa e estressante
Ter filhos é uma das experiências mais maravilhosas que você pode viver. Mas é importante que você saiba que eles também são uma fonte de estresse e desentendimentos, mesmo no melhor dos casamentos. Por isso, é fundamental encontrar tempo para cuidar do relacionamento do casal. Pertencer a um grupo de casais pode ser maravilhoso para aprender como os outros estão enfrentando os mesmos problemas e também para ver que não estão sozinhos nisso.

13. Em algum momento de sua vida de casado, outra pessoa por quem você se sente atraído vai aparecer
Sentir-se atraído por outra pessoa significa que você está vivo e que é um ser humano. No entanto, existe o perigo de você sentir isso por pessoas que estão, literalmente, com más intenções. Pode ser algum colega de trabalho ou alguém que vê com mais frequência. Quando você perceber que isso está acontecendo, não se deixe arrastar por essa nova pessoa: não abra nenhuma brecha para deixá-la entrar e nem conte seus problemas! Não se engane em pensar que vai conseguir contornar essa situação tendo um bom relacionamento com essa pessoa. Tome todos os cuidados necessários, pois se você alimentar o encantamento, seu parceiro irá parecer cada vez menos interessante. A atração que você sente não é o problema, mas o que você irá fazer com ela pode se tornar.


Com informações de & La Familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário